• Português
  • English
  • Español
  • info@laclima.org

    Observatorio do Acordo de Paris

    17 de novembro de 2022

    11º Dia da COP 27!

    Hoje é Solutions Day, o último “dia temático” da COP 27. Na agenda, os eventos vão tratar de possíveis soluções para os muitos desafios climáticos, incluindo cidades sustentáveis, gestão de resíduos, alternativas para o plástico e edificações verdes. Um painel ministerial vai tratar de desafios da urbanização frente à mudança do clima, e outra sessão vai tratar das soluções criadas pelo setor privado para combater a crise climática em países em desenvolvimento.

    Em paralelo a isso, nas negociações, um dos temas mais críticos é o Programa de Trabalho em Mitigação, que busca acelerar a ambição das NDCs até 2030. Em termos de escopo do trabalho, a discussão está se encaminhando para que haja um foco setorial. No entanto, há dúvidas sobre como esses setores devem ser determinados. Uma opção seria basear-se nas contribuições do Grupo de Trabalho III do 6º Relatório de Avaliação do IPCC.

    Outro ponto difícil é a duração do programa. Alguns países propõem um período de 1 ano; outros querem 2 anos; outros querem até 2030; e há até propostas de que ele dure indefinidamente, até que a lacuna de esforços de mitigação seja fechada.

    Por fim, há discussões sobre a entrega final do programa e em que medida os seus resultados deverão informar as decisões de alto nível, ou seja, se deverão ser considerados para revisão de NDCs pelos países.

    Ainda há muitas divergências. O texto que deve ser encaminhado para os Ministros da África do Sul e Dinamarca (que vão conduzir o processo de consultas num nível político mais alto a partir de agora) deve ter ainda muitos trechos em colchetes.

    De uma forma geral, os textos de negociação de outros temas da COP já começam a ser finalizados, aguardando a plenária de tomada de decisão programada para o dia 18 de novembro.

    *agradecimentos especiais ao Observatório do Clima pela colaboração neste post!

    © LACLIMA LATIN AMERICAN CLIMATE LAWYERS INITIATIVE FOR MOBILIZING ACTION

    Desenvolvido com 💚 pela outlab.