• Português
  • English
  • Español
  • info@laclima.org

    Observatorio do Acordo de Paris

    7 de novembro de 2022

    2º Dia da COP 27!

    No primeiro dia da COP, acontece uma reunião plenária conduzida pelo presidente da sessão (que é representante do governo que sedia a COP). Nesta reunião, é adotada a agenda das negociações nas próximas 2 semanas, ou seja, a pauta com os assuntos que serão discutidos e decididos.

    Alguns itens da pauta são incluídos quase automaticamente porque já houve alguma decisão no passado determinando que eles seriam pautados. Mas outros são temas novos, que qualquer membro tem o direito de pleitear que seja incluído para discussão (veja no Monitor do Acordo de Paris 03 a lista com todos os temas propostos na pauta provisória).

    Normalmente há resistência em aceitar temas novos. Um tema que finalmente entrou para a agenda, depois de tentativas fracassadas no passado, é o tema de financiamento para perdas e danos climáticos, graças à enorme pressão política conjunta de todo o bloco dos países em desenvolvimento.

    Agora as discussões se dividem em reuniões para tratar de cada item da agenda. As reuniões já começaram desde ontem mesmo, e muitas outras estão agendadas para o período da tarde de hoje. Ao mesmo tempo, hoje e amanhã ocorre a primeira parte do Segmento de Alto Nível da COP, em que chefes de Estado farão suas declarações e discussões.

    Confira outros temas que estão na pauta desta COP: Programa para aumentar a ambição e implementação da mitigação pré-2030, Programa de Trabalho Glasgow-Sharm el-Sheikh sobre a Meta Global de Adaptação, questões relacionados a financiamento climático, incluindo discussões dentro do Comitê Permanente de Finanças (que incluem a definição do conceito de financiamento climático) e da Nova Meta Quantificada Coletiva de Financiamento Climático, os mecanismos de implementação conjunta estabelecidos nos Artigos 6.2, 6.4 e 6.8 do Acordo de Paris; e questões de gênero.

    Outros temas serão discutidos no âmbito mais técnico, sem uma tomada de decisão específica nesta COP: como o balanço global do Acordo de Paris e o Trabalho Conjunto em Agricultura de Koronívia.

    #COP27#LACLIMAnaCOP27#acordodeparis#parisagreement

    © LACLIMA LATIN AMERICAN CLIMATE LAWYERS INITIATIVE FOR MOBILIZING ACTION

    Desenvolvido com 💚 pela outlab.