• Português
  • English
  • Español
  • info@laclima.org

    Observatorio do Acordo de Paris

    9 de novembro de 2022

    4º Dia da COP 27!

    Hoje é Finance Day na COP 27, para tratar do tema do financiamento climático. Na agenda informal, há diversos eventos planejados para discutir questões como acesso a financiamento climático e redução de custos para empréstimos verdes, o papel dos órgãos reguladores financeiros para facilitar o financiamento climático e remoção de obstáculos para o financiamento privado, inclusive com participação da coalizão GFANZ – Glasgow Financial Alliance for Net Zero.

    Nas negociações, o tema de financiamento climático é acompanhado com grande expectativa e existem alguns motivos para isso. O primeiro é o de que COP 27 é vista como uma COP de implementação e que vai inclusive tirar do papel os avanços da COP 26 em Glasgow, o que só se concretiza com financiamento suficiente e adequado.

    O segundo é o de que a meta de transferência de 100 bilhões de dólares ao ano pelos países desenvolvidos aos países em desenvolvimento, assumida em 2009 em Copenhague, nunca foi cumprida e já é tida por insuficiente. Na COP 26, foi estabelecido o processo para um New Collective Quantified Goal – NCQG, em que vai se negociar uma nova meta. Hoje, na COP 27, acontece a primeira reunião ministerial de alto nível para negociar o NCQG.

    O terceiro é o de que o tema do financiamento é diretamente vinculado ao das perdas e danos – outro tema central da COP 27 e muito relevante para os países mais vulneráveis às mudanças climáticas -, e União Europeia e Estados Unidos manifestaram disposição para o diálogo sobre esse assunto.

    Além disso, espera-se avanços quanto ao financiamento para transição para uma economia de baixo carbono e “desenvolvimento resiliente ao clima” – o Artigo 2.1c do Acordo de Paris – e arranjos voluntários por meio de coalizões e iniciativas setoriais. Exemplo disso é a Finance Sector Deforestation Action (FSDA), que congrega 35 instituições financeiras com ativos sob gestão de 8,9 trilhões de dólares, e anunciou ontem uma abordagem compartilhada de engajamento contra o desmatamento causado pela produção de commodities.

    #climatefinance #financiamentoclimatico #cop27 #LACLIMAnaCOP27

    © LACLIMA LATIN AMERICAN CLIMATE LAWYERS INITIATIVE FOR MOBILIZING ACTION

    Desenvolvido com 💚 pela outlab.