• Português
  • English
  • Español
  • info@laclima.org

    Observatorio do Acordo de Paris

    12 de novembro de 2022

    7º Dia da COP 27!

    Hoje é Adaptation e Agriculture Day na COP 27. Nesta agenda, haverá o lançamento de diversas iniciativas voltadas a estas agendas, como a COP27 FAST initiative, que busca melhorar a contribuição do financiamento climático para agricultura e sistemas alimentares, em especial nos países vulneráveis; e a Climate Responses for Sustaining Peace (CRSP) Initiative, que busca promover a integração de respostas à crise climática com o contexto da promoção da paz e do desenvolvimento sustentável.

    No processo das negociações, hoje se encerram os trabalhos de discussão técnica para elaborar os textos de decisão. Neste momento, o órgão subsidiário da COP que conduz essas reuniões passa o bastão dos trabalhos para a Presidência da COP, que vai passar a conduzir as negociações na semana que vem – na fase política do processo, em consulta com ministros de Estado.

    Falando de temas específicos, um tema importante desta sessão é a meta global de adaptação (Global Goal on Adaptation “GGA”) está avançando na discussão em cima de rascunhos de textos de decisão. No texto, constam considerações sobre os objetivos do GGA em atender as necessidades de adaptação atuais e também projetadas – especificamente dos países em desenvolvimento -, incluindo em termos de financiamento, capacitação e transferência de tecnologia.

    Mas há ainda divergências sobre o escopo do GGA. Dentre os elementos propostos a serem incluídos no escopo consta a delimitação de áreas de foco e temas (dentre os quais está, por exemplo, adaptação no setor de agricultura) e a definição de indicadores, métricas e metas para definir os objetivos de adaptação e mensurar seu alcance.

    Outra questão importante foi levantada em relação ao processo do GGA, com muitos países reclamando de dificuldades de participar das reuniões virtuais que ocorreram em 2022. Assim, propõe-se que os 4 workshops previstos para 2023 sejam realizados de forma híbrida.

    #cop27 #LACLIMAnaCOP27 #adaptacao #agricultura #adaptation #agriculture

    © LACLIMA LATIN AMERICAN CLIMATE LAWYERS INITIATIVE FOR MOBILIZING ACTION

    Desenvolvido com 💚 pela outlab.