• Português
  • English
  • Español
  • info@laclima.org

    Observatorio do Acordo de Paris

    15 de novembro de 2022

    9º Dia da COP 27!

    Hoje é Energy Day e Civil Society Day. Na pauta, eventos de alto nível vão tratar de segurança energética, transição energética justa e equitativa e a necessidade de acelerar o avanço de tecnologias como hidrogênio verde. Ministros de Energia, líderes de instituições financeiras e especialistas estarão reunidos para discutir a crise energética e trajetórias de longo prazo para eliminação de combustíveis fósseis. 

    Nos eventos da sociedade civil, discussões sobre o papel crítico da sociedade civil nos processos de negociação e políticas climáticas, e inclusive em cobrar mobilização de financiamento climático em países desenvolvidos; além de eventos sobre o papel da sociedade civil na prevenção e resposta a desastres climáticos. 

    Nas negociações, na primeira semana da COP ocorreu o segundo diálogo técnico do primeiro Global Stocktake (GST), um processo crítico que avalia a efetividade da implementação do Acordo de Paris e das respostas globais à crise climática.

    O processo de GST possui três componentes: coleta de informação; avaliação técnica; e consideração dos resultados. Esta última, onde os resultados das duas primeiras fases serão sintetizados e apresentados, ocorrerá somente na COP28, em 2023.

    O diálogo técnico se deu por meio de mesas redondas, conversas mediadas, uma sessão de “café mundial” – um método de engajamento informal em que os participantes circulam entre pequenas mesas de discussão e debatem tópicos relevantes -, e um espaço criativo que uniu ciência, arte e mudanças climáticas, com manifestações livres. 

    Além do diálogo técnico, o tema foi pautado na agenda de negociações para se tomar decisões de continuidade do processo. O rascunho da decisão prevê a realização de dois workshops, em abril e outubro de 2023, mas o texto não traz referência expressa à participação da sociedade civil e atores não-estatais nesta próxima fase. As ONGs de pesquisa independentes se manifestaram reforçando a importância de que todo o processo do GST seja informado pela melhor ciência disponível, incluindo o conhecimento indígena, tradicional e local.

    #LACLIMAnaCOP27 #cop27 #acordodeparis #parisagreement #energyday #civilsocietyday

    © LACLIMA LATIN AMERICAN CLIMATE LAWYERS INITIATIVE FOR MOBILIZING ACTION

    Desenvolvido com 💚 pela outlab.