• Português
  • English
  • Español
  • info@laclima.org

    Observatorio do Acordo de Paris

    6 de dezembro de 2023

    Atrasos na agenda de adaptação na COP 28

    Embora o assunto seja tratado em múltiplos itens de agenda, o foco das discussões sobre Adaptação nessa COP28 está centralizado nas negociações da Meta Global de Adaptação (mais conhecida como GGA). 

    Criado há dois anos na COP 26, o programa de trabalho Glasgow-Sharm el-Sheikh (GlaSS) tem como objetivo o desenvolvimento e adoção de uma “estrutura” para o GGA, a ser adotada em Dubai.

    As sessões de negociações do GGA até agora foram conturbadas, marcadas por grande insatisfação com os textos apresentados pelos co-facilitadores para embasar as discussões. Após a rejeição de dois textos, os países concordaram em discutir três pontos principais: i) metas temáticas (em temas como água, alimentos, saúde, infraestrutura e ecossistemas); ii) metas dimensionais – que capturem os ciclos iterativos de adaptação: avaliação de riscos, impactos e vulnerabilidade; planejamento; implementação; monitoramento e avaliação; tais como metas de implementação de Planos Nacionais de Adaptação até 2030); e iii) meios de implementação (financiamento, capacitação e transferência de tecnologia para adaptação).

    Embora ainda se esteja muito longe do consenso sobre cada um desses três pontos, os países concordaram em explorar múltiplas opções referentes a eles para levar à mesa de negociação na próxima semana. Além disso, pontos controvertidos giram em torno do engajamento do setor privado no financiamento da adaptação, preocupações com a inclusão do conceito de “má-adaptação”, estabelecimento de indicadores das metas de adaptação e a inclusão de metas mais quantitativas e menos aspiracionais.

    Imagens: Gaia Hasse

    © LACLIMA LATIN AMERICAN CLIMATE LAWYERS INITIATIVE FOR MOBILIZING ACTION

    Desenvolvido com 💚 pela outlab.