• Português
  • English
  • Español
  • info@laclima.org

    Observatorio do Acordo de Paris

    Alerta das negociações do Acordo de Paris!

    Brasil apresenta submissão sobre meta global de adaptação climática do Acordo de Paris.

    A submissão foi apresentada em 22 de setembro de 2022, por meio do bloco político ABU (Argentina, Brasil e Uruguai), em conjunto com o bloco AILAC (Associação Independente da América Latina e Caribe).

    A submissão apresenta a visão desses países em preparação para o 3º workshop do Programa Glasgow-Sharm el-Sheikh sobre a Meta Global de Adaptação (GlaSS), que será realizado em 29 e 30 de setembro. Neste workshop, serão discutidas questões sobre metodologias, indicadores, métricas, monitoramento e avaliação para o processo de revisão do progresso de adaptação climática nos níveis nacional e global.

    Os países signatários da submissão entendem que um dos principais resultados do workshop deve ser trazer insumos sobre o processo de avaliação do progresso geral da meta global de adaptação na sua relação com o Balanço Global do progresso do Acordo de Paris. Como os workshops não são espaços de negociação, os países entendem que esse espaço deve ser usado para melhorar conhecimento e propor soluções concretas. Diante disso, esperam que nele as Partes possam obter uma compreensão sobre:

    • o que será analisado no processo de revisão e como será essa análise, como parte do primeiro Balanço Global;
    • como esse processo de revisão se relacionará com os ciclos subsequentes do Balanço Global;
    • quais as conexões da revisão da meta global de adaptação com os demais aspectos do Balanço Global;
    • e quais são as necessidades para estabelecer sistemas robustos de monitoramento e avaliação da adaptação nos níveis local, nacional e regional.

    Além disso, os países entendem que um dos temas a ser explorado é uma estrutura para revisão da adequação do apoio financeiro, tecnológico e de capacitação para promoção da adaptação climática.

    Para lembrar: O Acordo de Paris prevê a criação de uma “meta global de adaptação”, que represente um nível desejável de capacidade adaptativa e resiliência, e de redução de vulnerabilidade dos países à mudança do clima. Para isso, na COP 26 foi criado o Programa de Trabalho sobre a Meta Global de Adaptação (Glasgow-Sharm el-Sheikh Work programme on the Global Goal on Adaptation), com duração de dois anos e o objetivo de definir a meta global de adaptação e meios de mensurar o seu cumprimento.

    Para mais informações sobre Balanço Global, adaptação climática e o Programa Glasgow-Sharm el-Sheikh sobre a Meta Global de Adaptação (GlaSS) do Acordo de Paris, acesse nosso guia de bolso “Rumo à COP 27: o que você precisa saber sobre os temas de negociação do Acordo de Paris.

    Acesse aqui a integra da submissão: https://www4.unfccc.int/sites/SubmissionsStaging/Documents/202209221412—Submission%20AILAC%20ABU%203rd%20workshop%20GlaSS.pdf

    © LACLIMA LATIN AMERICAN CLIMATE LAWYERS INITIATIVE FOR MOBILIZING ACTION

    Desenvolvido com 💚 pela outlab.