• Português
  • English
  • Español
  • info@laclima.org

    Observatorio do Acordo de Paris

    27 de setembro de 2022

    Alerta das negociações do Acordo de Paris!

    Brasil apresenta submissão sobre meta global de adaptação climática do Acordo de Paris.

    A submissão foi apresentada em 22 de setembro de 2022, por meio do bloco político ABU (Argentina, Brasil e Uruguai), em conjunto com o bloco AILAC (Associação Independente da América Latina e Caribe).

    A submissão apresenta a visão desses países em preparação para o 3º workshop do Programa Glasgow-Sharm el-Sheikh sobre a Meta Global de Adaptação (GlaSS), que será realizado em 29 e 30 de setembro. Neste workshop, serão discutidas questões sobre metodologias, indicadores, métricas, monitoramento e avaliação para o processo de revisão do progresso de adaptação climática nos níveis nacional e global.

    Os países signatários da submissão entendem que um dos principais resultados do workshop deve ser trazer insumos sobre o processo de avaliação do progresso geral da meta global de adaptação na sua relação com o Balanço Global do progresso do Acordo de Paris. Como os workshops não são espaços de negociação, os países entendem que esse espaço deve ser usado para melhorar conhecimento e propor soluções concretas. Diante disso, esperam que nele as Partes possam obter uma compreensão sobre:

    • o que será analisado no processo de revisão e como será essa análise, como parte do primeiro Balanço Global;
    • como esse processo de revisão se relacionará com os ciclos subsequentes do Balanço Global;
    • quais as conexões da revisão da meta global de adaptação com os demais aspectos do Balanço Global;
    • e quais são as necessidades para estabelecer sistemas robustos de monitoramento e avaliação da adaptação nos níveis local, nacional e regional.

    Além disso, os países entendem que um dos temas a ser explorado é uma estrutura para revisão da adequação do apoio financeiro, tecnológico e de capacitação para promoção da adaptação climática.

    Para lembrar: O Acordo de Paris prevê a criação de uma “meta global de adaptação”, que represente um nível desejável de capacidade adaptativa e resiliência, e de redução de vulnerabilidade dos países à mudança do clima. Para isso, na COP 26 foi criado o Programa de Trabalho sobre a Meta Global de Adaptação (Glasgow-Sharm el-Sheikh Work programme on the Global Goal on Adaptation), com duração de dois anos e o objetivo de definir a meta global de adaptação e meios de mensurar o seu cumprimento.

    Para mais informações sobre Balanço Global, adaptação climática e o Programa Glasgow-Sharm el-Sheikh sobre a Meta Global de Adaptação (GlaSS) do Acordo de Paris, acesse nosso guia de bolso “Rumo à COP 27: o que você precisa saber sobre os temas de negociação do Acordo de Paris.

    Acesse aqui a integra da submissão: https://www4.unfccc.int/sites/SubmissionsStaging/Documents/202209221412—Submission%20AILAC%20ABU%203rd%20workshop%20GlaSS.pdf

    © LACLIMA LATIN AMERICAN CLIMATE LAWYERS INITIATIVE FOR MOBILIZING ACTION

    Desenvolvido com 💚 pela outlab.