• Português
  • English
  • Español
  • info@laclima.org

    Observatorio do Acordo de Paris

    16 de novembro de 2022

    10º Dia da COP 27!

    Hoje é Biodiversity Day na COP 27. Entre os eventos planejados, diversas discussões que conectam biodiversidade e mudanças climáticas, incluindo exemplos de abordagens bem-sucedidas em gerenciar ambos aspectos de biodiversidade e mudanças climáticas combinados em soluções baseadas na natureza, levando também em consideração a perspectiva humana. Além disso, será uma oportunidade para se discutir o progresso na Declaração dos Líderes de Glasgow sobre Florestas e Uso da Terra (Glasgow Leader’s Declaration on Forests and Land Use), uma declaração voluntária firmada durante a COP 26, e as perspectivas para a COP 15 da Convenção de Diversidade Biológica. 

    Nas negociações formais, agricultura também é um dos poucos setores que tem um item próprio pautado na agenda. O Trabalho Conjunto de Agricultura de Koronivia (Koronivia Joint Work on Agriculture-KJWA) é focado em agricultura e segurança alimentar, e apoia medidas de adaptação e mitigação no setor, com o objetivo recomendar ações a serem incorporadas pelos países em suas NDCs.

    Nesse momento, as negociações giram em torno de se definir o futuro do programa, que tinha um prazo inicial que se encerrou em 2021. Koronivia pode ter um papel fundamental em se estabelecer uma estratégia global para acelerar a redução de emissões de metano, e ao mesmo tempo promover adaptação climática e segurança alimentar.

    Nas discussões de texto de negociação, ainda há resistência dos países em desenvolvimento com o foco de mitigação e sistemas alimentares do programa, já que essas são grandes fontes de emissão desses países, com impacto no cumprimento de suas NDCs. Por isso tem havido um posicionamento desse grupo em se reforçar mais o aspecto de adaptação do programa. Essa deve ser uma discussão para se resolver no nível político, pelos ministros que estão em Sharm El-Sheikh.

    Enquanto isso, diversas iniciativas voluntárias foram anunciadas por atores estatais e não estatais. Uma das maiores é a Agriculture Innovation Mission for Climate (AIM), lançada por EUA e Emirados Árabes, que canalizará 8 bilhões de dólares em pesquisas em agricultura de baixo carbono, e conta com 275 membros, entre governos, empresas, academia e outras organizações. Outro exemplo é a já mencionada iniciativa FAST, que busca solucionar o tema do financiamento climático para a agricultura, que, de acordo com a Global Alliance for the Future of Food, hoje concentra apenas 3% dos recursos de fontes públicas disponíveis.

    #cop27 #laclimanacop27 #biodiversityday #agricultura #agriculture

    © LACLIMA LATIN AMERICAN CLIMATE LAWYERS INITIATIVE FOR MOBILIZING ACTION

    Desenvolvido com 💚 pela outlab.