• Português
  • English
  • Español
  • info@laclima.org

    Alerta de estudo climático relevante!

    21 de março de 2023 / Geral

    No dia 20 de março de 2023, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) divulgou seu tão esperado Relatório Síntese, com um resumo do atual conhecimento científico sobre as mudanças climáticas, seus impactos e riscos, além das medidas de mitigação e adaptação. O relatório consolidado é baseado nas conclusões dos relatórios previamente publicados pelos três grupos de trabalho que compõem o IPCC, além de outros três relatórios especiais, encerrando seu 6° ciclo de trabalhos.

    O relatório é claro e objetivo: precisamos cortar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 60% até 2035 para evitar o aumento médio de 1.5°C na temperatura global. Uma redução drástica, rápida e sustentável das emissões de GEE pode frear este aquecimento. Eventual aumento da temperatura acima do 1.5°C poderá ser gradualmente revertido com emissões negativas de CO2.

    No entanto, o aquecimento da temperatura fará com que opções de adaptação atualmente acessíveis se tornem restritas e menos eficazes. Ações de planejamento e de adaptação a longo-prazo, flexíveis, multissetoriais e inclusivas podem ajudar a mitigar este cenário, com benefícios a diversos setores e sistemas.

    A justiça climática é abordada também como resposta contra as mudanças climáticas. Processos sustentáveis de adaptação e mitigação somente serão alcançados com políticas de inclusão social, cooperação internacional e recursos financeiros, principalmente para regiões mais vulneráveis. A transição deve ser abrangente, alcançando todos os setores e sistemas sociais para que se atinja uma redução sustentável das emissões e um futuro seguro a todos. Mudanças de comportamento e estilo de vida também podem trazer resultados.

    O relatório também aponta que uma ação climática eficaz é possibilitada pelo compromisso político, legislação apropriada, participação social em todos os níveis de políticas públicas, além de acesso a finanças e tecnologia. Reconhece também que o desenvolvimento resiliente climático se beneficia do uso de conhecimento diversificado. E por fim, identifica também que, para atingir tais objetivos, o financiamento das ações de adaptação e mitigação deve ser multiplicado, bem como que opções eficazes e factíveis de adaptação e de mitigação a baixo custo já estão disponíveis.

    Leia o relatório na íntegra no link https://www.ipcc.ch/report/ar6/syr/

    *Agradecimentos especiais ao membro Enéas Xavier por ter colaborado com esse post

    © LACLIMA LATIN AMERICAN CLIMATE LAWYERS INITIATIVE FOR MOBILIZING ACTION

    Desenvolvido com 💚 pela outlab.