• Português
  • English
  • Español
  • info@laclima.org

    Observatorio do Acordo de Paris

    14 de novembro de 2022

    8º Dia da COP 27!

    Hoje é Gender Day e Water Day na COP 27. Nessa agenda informal, os eventos vão discutir o papel de mulheres liderando a agenda climática nos níveis global, regional, nacional e local; e também em setores específicos como financiamento climático; além de abordar impactos negativos da mudança do clima nas mulheres, incluindo no contexto da transição justa.

    Nas negociações, a discussão sobre gênero e mudança climática vem ganhando espaço na COP, com um espaço na agenda dedicado a discutir o Plano de Ação de Gênero (“GAP”), estabelecido na COP 25, em Madri. O GAP prevê ações em cinco áreas: capacitação, consideração de gênero nas políticas públicas, participação paritária nos órgãos da UNFCCC, consideração de gênero na implementação do Acordo de Paris e monitoramento de questões de gênero dentro das negociações da UNFCCC.

    Neste momento está se revisando o status de execução do programa até o momento, e maior ponto de divergência é o financiamento para a implementação das ações de gênero. Um texto de negociação está em discussão, e nele consta um processo junto ao Comitê Permanente de Finanças para que até a COP 29 (2024) sejam recebidas propostas para viabilizar recursos junto ao Mecanismo Financeiro da Convenção.

    Nos discursos durante as negociações, foram reconhecidos avanços no processo de igualdade de gênero nos processos da UNFCCC, mas que foram prejudicados também devido à crise gerada pela COVID 19. Foi ressaltada a importância da equidade de gênero transbordar as estruturas da UNFCCC, havendo evidências de que em países onde as mulheres têm mais voz política as emissões de carbono tendem a ser mais baixas. Nesse contexto, houve propostas de alteração do GAP para expandir o foco dos trabalhos de promoção de liderança feminina não apenas em mulheres membras de delegações de partes do Acordo de Paris, mas também “mulheres jovens, mulheres indígenas e mulheres de comunidades locais”.

    #cop27#LACLIMAnaCOP27#genderday#waterday

    © LACLIMA LATIN AMERICAN CLIMATE LAWYERS INITIATIVE FOR MOBILIZING ACTION

    Desenvolvido com 💚 pela outlab.