• Português
  • English
  • Español
  • info@laclima.org

    Nossa Missão

    Solucionar a crise climática com a lente jurídica

    A LACLIMA é a primeira organização de advogados de mudanças climáticas na América Latina, que vem se dedicando ao estudo, desenvolvimento, compartilhamento e produção de conhecimento sobre o direito das mudanças climáticas.

    Nossas atividades se iniciaram com um piloto no Brasil em 07 de setembro de 2019, e estão se expandindo para toda a América Latina.

    A luta global contra as mudanças climáticas parte de um documento jurídico essencial, de abrangência quase universal: a Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima, que depois foi implementada pelo Acordo de Paris. É nela que estão os standards de como governos, empresas e indivíduos devem agir no combate à crise climática.

    Como uma organização de advogados, a LACLIMA busca assegurar que o conhecimento sobre clima, as políticas públicas climáticas e as ações climáticas do setor privado sejam coerentes com essa estrutura jurídica internacional; e, consequentemente, que as condições básicas para se promover o direito à estabilidade climática sejam cumpridas.

    Neste contexto, a LACLIMA busca se firmar como uma organização de advogados* que tem o clima como “cliente”.

    Para isso, atuamos em 3 pilares:

    Educação: A partir da lente jurídica, disseminamos e produzimos conhecimento e promovemos capacitação sobre temas relacionados às mudanças climáticas para trazer informação de qualidade e capaz de empoderar a sociedade e os atores de interesse na ação climática;

    Advocacy: Trazemos informação e perspectivas jurídicas para qualificar o debate público sobre mudanças climáticas na América Latina, produzindo análises jurídicas, recomendações e propostas de caminhos legais para promover a descarbonização e o enfrentamento da crise climática no nível dos governos e do Poder Público;

    Consultoria: Apoiamos organizações e atores públicos e privados na elaboração de planos, estratégias, iniciativas e outras formas de atuação disruptivas para promover descarbonização, resiliência e justiça climática.

    * “Advogados” aqui compreendem também estudantes e quaisquer pessoas com graduação universitária em ciências jurídicas, independentemente da atuação profissional ser específica na área jurídica.

    © LACLIMA LATIN AMERICAN CLIMATE LAWYERS INITIATIVE FOR MOBILIZING ACTION

    Desenvolvido com 💚 pela outlab.