• Português
  • English
  • Español
  • info@laclima.org

    Observatorio do Acordo de Paris

    10 de novembro de 2022

    5º Dia da COP 27!

    Hoje é Science e Youth and Future Generations Day na COP 27. Na agenda de ciência, os eventos incluem apresentações do IPCC sobre seu 6º Relatório de Avaliação, propostas de criação de um hub científico global, em parceria com as instituições acadêmicas, e abordagens sinérgicas entre clima e saúde.

    Na agenda de juventude, os eventos serão voltados a ouvir a visão dos jovens sobre essa “passagem de bastão” para que as futuras gerações lidem com os problemas de mitigação, adaptação, perdas e danos e transição justa; e os impactos da agenda climática nas crianças e adolescentes.

    Nas negociações, o destaque é para o tema de perdas e danos climáticos, que tem três itens de discussão: 1) apreciar o relatório dos trabalhos do Comitê Executivo do Mecanismo da Varsóvia para Perdas e Danos; 2) operacionalizar a Rede de Santiago – uma plataforma de cooperação para auxiliar países vulneráveis que estão sofrendo os efeitos das perdas e danos; e 3) discutir arranjos de financiamento para lidar com perdas e danos climáticos pelos países vulneráveis.

    O fato de haver três itens na agenda para tratar de perdas e danos climáticos mostra a importância inédita que está sendo dada ao tema nesta COP.

    Nas salas de negociação, até o momento as discussões sobre todos esses itens ainda estão incipientes, mas o relatório do Comitê Executivo do Mecanismo da Varsóvia para Perdas e Danos foi divulgado hoje.

    Em paralelo a isso, nos eventos de alto nível nos últimos dias houve muitas declarações para ajudar a promover conscientização sobre a importância de se tomar decisões robustas que implementem os mecanismos efetivos para se lidar com perdas e danos.

    O Secretário-Geral da ONU António Guterrez clamou: “Perdas e danos não podem mais ser varridos para debaixo do tapete. É um imperativo moral. É uma questão fundamental de solidariedade internacional – e de justiça climática”.

    #cop27#scienceday#youthday#lossanddamage#perdasedanos#acordodeparis
    #laclimanacop27

    Foto: ©️ UNFCCC

    © LACLIMA LATIN AMERICAN CLIMATE LAWYERS INITIATIVE FOR MOBILIZING ACTION

    Desenvolvido com 💚 pela outlab.