• Português
  • English
  • Español
  • info@laclima.org

    Observatorio do Acordo de Paris

    27 de julho de 2023

    Alerta das negociações do Acordo de Paris!

    Brasil apresenta submissão sobre meta global de adaptação climática do Acordo de Paris.

    A submissão foi apresentada em 21 de julho de 2023, por meio do bloco político ABU (Argentina, Brasil e Uruguai), em conjunto com o bloco AILAC (Associação Independente da América Latina e Caribe) e o bloco LMDC (Like Minded-Group of Developing Countries – grupo de países em desenvolvimento formado por alguns países latino-americanos, norte-africanos e asiáticos).

    A submissão apresenta uma proposta desses países para os trabalhos que serão realizados no 7º workshop do Programa Glasgow-Sharm el-Sheikh sobre a Meta Global de Adaptação (GlaSS), que ocorrerá de 31 de julho a 02 de agosto. Os países signatários da submissão sugerem que o tema do workshop seja “Em direção ao estabelecimento de um framework para a meta global de adaptação: estabelecimento de metas, prioridades de adaptação global, interrelações e cooperação internacional”.

    Para este, que é o penúltimo workshop previsto para o GlaSS, sugerem a seguinte estrutura: apresentações estratégicas de especialistas sobre estabelecimento de metas; grupos de discussão e plenárias focados na conceituação de elementos do framework do GGA e definição de propostas de metas; sessões para que as Partes explorem temas semelhantes e convergentes para o desenvolvimento do framework e façam um balanço do progresso dessa atividade; e exercícios de escrita coletiva. As dinâmicas sugeridas farão uso das notas  produzidas na sessão dos órgãos subsidiários realizada em junho, em Bonn, ainda que os países destaquem que as visões ali refletidas não representam consenso entre os países.

    Por fim, é apresentada uma proposta de cronograma detalhado para o workshop.

    Para lembrar: O Acordo de Paris prevê a criação de uma “meta global de adaptação”, que represente um nível desejável de capacidade adaptativa e resiliência, e de redução de vulnerabilidade dos países à mudança do clima. Para isso, na COP 26, foi criado o Programa de Trabalho sobre a Meta Global de Adaptação (Glasgow-Sharm el-Sheikh Work programme on the Global Goal on Adaptation), com duração de dois anos e o objetivo de definir a meta global de adaptação e meios de mensurar o seu cumprimento.Para mais informações sobre Balanço Global, adaptação climática e o Programa Glasgow-Sharm el-Sheikh sobre a Meta Global de Adaptação (GlaSS) do Acordo de Paris, acesse nosso guia de bolso “Rumo à COP 27: o que você precisa saber sobre os temas de negociação do Acordo de Paris”.

    © LACLIMA LATIN AMERICAN CLIMATE LAWYERS INITIATIVE FOR MOBILIZING ACTION

    Desenvolvido com 💚 pela outlab.