• Português
  • English
  • Español
  • info@laclima.org

    Observatorio do Acordo de Paris

    28 de março de 2024

    Alerta das negociações do Acordo de Paris!

    Brasil apresenta submissão sobre pesquisa e observação sistemática.

    A submissão foi apresentada em 19 de março de 2024, por meio do bloco político SUR (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), e apresenta a contribuição desses países para 16ª reunião sobre Pesquisa e Observação Sistemática (RSO, na sigla em inglês), que ocorrerá junto ao SBSTA 60, em junho.

    O SUR sugere como tema para essa reunião a troca de opiniões sobre descobertas científicas, lacunas e necessidades de pesquisa relacionadas às implicações de diferentes escolhas de métricas de emissão para políticas de mudanças climáticas.

    O tema já havia sido debatido na última Conferência de Bonn (SB 58), em junho de 2023, em sessão que abordou os resultados do Sexto Relatório de Avaliação do IPCC (IPCC-AR6), a respeito de métricas de emissão. Nessa oportunidade, ficou evidente a importância desse assunto para desenvolvimento e monitoramento de políticas climáticas. As conclusões desse debate foram consideradas no parágrafo 50 do Relatório da 58ª sessão do SBSTA. 

    O Grupo SUR acredita que discutir as descobertas sobre métricas de emissão contidas no IPCC-AR6 é vital para disseminar avanços científicos sobre o assunto, apoiando o preenchimento das lacunas de conhecimento e pesquisa após identificá-las de forma mais clara.

    O SUR considera que o Diálogo de Pesquisa, realizado no âmbito do RSO, é o fórum apropriado para promover discussões aprofundadas sobre avanços científicos, lacunas de conhecimento e necessidades de pesquisa relacionadas às implicações de diferentes escolhas de métricas de emissão para políticas de mudanças climáticas. 

    O grupo entende essas discussões aprofundadas como extremamente relevantes para apoiar o trabalho no âmbito da Convenção e seu Acordo de Paris. Além disso, as discussões propostas proporcionarão à comunidade científica insights sobre lacunas de conhecimento e necessidades de pesquisa para o trabalho do IPCC sobre métricas de emissão para o IPCC-AR7.

    As discussões devem, no entender desses países, ser orientadas pelas descobertas contidas no Relatório de Síntese para Formuladores de Políticas do IPCC-AR6 (Contribuição do Grupo de Trabalho I), qual seja: “A escolha da métrica de emissões depende dos propósitos para os quais os gases ou agentes forçantes estão sendo comparados. O Relatório contém valores de métricas de emissão atualizados e avalia novas abordagens para agregação de gases.”

    O tema também seria relevante para discussões que têm ocorrido no âmbito da UNFCCC e do Acordo de Paris sobre a redução de emissões não-dióxido de carbono. Um exemplo seria abordar o relatório da FAO sobre emissões de metano na pecuária e em sistemas de arroz, que inclui uma seção dedicada a métricas para quantificação do impacto das emissões de metano.

    Para lembrar: Pesquisa e Observação Sistemática (RSO) sob a UNFCCC é uma plataforma que promove a coleta sistemática de dados e observações relevantes para a pesquisa científica sobre mudanças climáticas. Ele facilita a troca de informações entre partes interessadas e fornece uma base para o desenvolvimento de políticas climáticas informadas pela ciência. O RSO serve à identificação de lacunas de conhecimento e necessidades de pesquisa, além de apoiar a implementação do Acordo de Paris e outras iniciativas relacionadas ao clima. Para mais informações, acesse nossos guias “Acordo de Paris: um guia para os perplexos”, “Rumo à COP: guia de bolso para entender as negociações do clima – edição COP28”, e Resumo dos principais resultados da COP 28: um guia para as principais decisões tomadas em Dubai.

    © LACLIMA LATIN AMERICAN CLIMATE LAWYERS INITIATIVE FOR MOBILIZING ACTION

    Desenvolvido com 💚 pela outlab.