• Português
  • English
  • Español
  • info@laclima.org

    Observatorio do Acordo de Paris

    6 de novembro de 2022

    Começou a COP 27 no Egito!

    Hoje começa a COP 27 – a Conferência das Partes da Convenção do Clima e do Acordo de Paris -, em Sharm El-Sheikh, no Egito. A reunião acontece de 06 a 18 de novembro, e deve reunir cerca de 35 mil pessoas, entre diplomatas e negociadores dos 197 países membros da Convenção, sociedade civil, academia, setor privado, governos subnacionais e organismos internacionais.

    A conferência é na verdade uma reunião de tomada de decisão dos membros da Convenção e do Acordo de Paris. Ou seja, o coração da COP é a negociação que acontece entre os países ao longo dessas duas semanas. Isso é o que chamamos de “agenda formal” da COP 27. Dentro desta agenda, acontecem reuniões técnicas de negociação e também sessões diplomáticas de alto nível, envolvendo Chefes de Estado e Governo. Nos dias 7 e 8 de novembro, acontece uma dessas rodadas de discussão, o “Sharm El-Sheikh Climate Implementation Summit”; e uma nova rodada acontece nos dias 15 e 16 de novembro. Aproximadamente 90 Chefes de Estado confirmaram participação na COP 27.

    Em paralelo a isso, em um espaço adjacente ao da negociação formal, acontece a “agenda informal” da COP, com pavilhões e stands montados por organismos internacionais, organizações privadas, governos nacionais e subnacionais. Nesses espaços, acontecem palestras, debates e apresentações sobre pesquisas, iniciativas, políticas, produtos e serviços, relacionados à agenda climática no nível de implementação local, doméstica e regional, pública e privada. É como se fosse uma “feira da sustentabilidade”.

    Ao longo dos próximos dias, nossa cobertura aqui na LACLIMA vai mostrar tanto o que acontece na agenda formal quanto na agenda informal da COP 27. Fique ligado!

    #COP27#LACLIMAnaCOP27#parisagreement#acordodeparis

    © LACLIMA LATIN AMERICAN CLIMATE LAWYERS INITIATIVE FOR MOBILIZING ACTION

    Desenvolvido com 💚 pela outlab.