• Português
  • English
  • Español
  • info@laclima.org

    Guia de bolso para a COP 27 e Monitor do Acordo de Paris da LACLIMA

    5 de setembro de 2022 / Geral

    São Paulo, 05 de setembro de 2022

    A gente sabe o quão difícil é entender as negociações do Acordo de Paris. Mas esse é o fórum internacional mais importante dos tempos atuais, em que estão sendo decididas questões fundamentais sobre o presente e o futuro da humanidade. Se vamos ou não conseguir resolver a crise climática, vai depender do sucesso dessas negociações multilaterais.

    Para tornar esse conhecimento mais acessível e permitir que a sociedade brasileira acompanhe a negociação do clima, a LACLIMA está lançando o documento “Rumo à COP 27”, um guia de bolso para se entender tudo o que está em jogo no Acordo de Paris e na COP 27. http://laclima.org/wp-content/uploads/2022/09/rumo-a-cop27-LACLIMA.pdf

    Neste guia, resumimos alguns dos principais temas de negociação do Acordo de Paris, seu status nas negociações e o que se espera que aconteça na COP 27 em relação a cada agenda. É uma análise sucinta e voltada a situar o leitor no processo das negociações do Acordo de Paris, sendo que maior aprofundamento nos eixos temáticos pode ser obtido nos links e referências apontadas ao longo do documento.

    Nesta fase de implementação do Acordo de Paris, queremos ajudar a sociedade brasileira a monitorar de perto os avanços e acessar os debates e a documentação política e técnica apresentada na negociação do clima, podendo assim participar mais ativamente do processo, pressionar governos e atores de interesse e propor medidas para atuar de forma protagonista nesse espaço.

    Embora a COP seja o mais importante evento anual, as negociações climáticas acontecem ao longo do ano todo. Para viabilizar o acompanhamento contínuo das negociações do clima, a LACLIMA criou o Monitor do Acordo de Paris, um boletim mensal que vai acompanhar os principais andamentos do processo de negociações do Acordo de Paris, incluindo reuniões, publicação de documentos, comunicados e as submissões por escrito apresentadas pelo governo brasileiro no processo.

    O primeiro boletim do Monitor do Acordo de Paris está sendo lançado neste dia 05 de setembro, e pode ser encontrado no link: https://laclima.org/observatorio-do-acordo-de-paris/ . Interessados em receber o boletim mensal por e-mail podem se cadastrar na newsletter no link indicado.

    © LACLIMA LATIN AMERICAN CLIMATE LAWYERS INITIATIVE FOR MOBILIZING ACTION

    Desenvolvido com 💚 pela outlab.