• Português
  • English
  • Español
  • info@laclima.org

    Quer acompanhar a COP o ano todo?

    30 de novembro de 2022 / Geral

    Nosso Monitor acompanha os principais andamentos do processo de negociações do Acordo de Paris ao longo do ano, incluindo reuniões, workshops, comunicados oficiais, prazos para “submissões” e publicação de documentos.
    Os andamentos são separados de acordo com os principais eixos temáticos das negociações do Acordo de Paris: Mitigação, Adaptação, Perdas e Danos, Mercados de carbono, Financiamento, Transparência, Balanço Global, Gênero, Compliance, Capacitação técnica, Ação para Empoderamento Climático (Conscientização climática) e Tecnologia. Para assuntos que dizem respeito a todo o processo de negociações e ao sistema da UNFCCC, usamos a categoria Geral.
    O Boletim apresenta andamentos retroativos, sempre relativos ao mês anterior; e andamentos futuros em relação ao mês seguinte, baseados na programação de eventos e de prazos de submissão de documentos disponíveis nas agendas oficiais do website da UNFCCC.
    “Submissão” é o documento pelo qual uma parte interessada se manifesta com sua visão sobre determinado ponto de discussão nas negociações, podendo conter contribuições técnicas e científicas, recomendações e propostas concretas de como tal ponto de discussão deve ser tratado e resolvido entre as Partes na negociação. Os países apresentam submissões quando há uma convocação para que as Partes interessadas se manifestem sobre algum ponto da negociação. Os países membros do Acordo de Paris podem apresentar uma submissão individualmente ou em conjunto com outros, normalmente dentro de um bloco político de afinidades.
    Nosso Monitor também acompanha as submissões apresentadas pelo governo brasileiro no processo.
    Para se inscrever, acesse https://laclima.org/observatorio-do-acordo-de-paris/


    #acordodeparis #unfccc #cop27

    © LACLIMA LATIN AMERICAN CLIMATE LAWYERS INITIATIVE FOR MOBILIZING ACTION

    Desenvolvido com 💚 pela outlab.